camaraavelinolopespi@hotmail.com

(89) 98105-0287

Conheça o Município de Avelino Lopes


HISTÓRICO - Em 1914, chegou ao local, onde está encravada a Sede Municipal, Avelino Lopes do Couto, procedente da Bahia. Instalou fazenda de gado nas proximidades de uma lagoa onde, posteriormente, um grupo de baianos formou um núcleo populacional, que recebeu o nome de Lagoa de Dentro.
José Eutímio Alves, Filogônio Angelino Pereira, Jorcelino Tolentino da Gama, Sinval Angelino Lopes e Dionísio José Alves, foram entre os primeiros moradores, os que mais contribuíram para o desenvolvimento de Lagoa de Dentro. José Eutímio Alves, chamado Zé Grande, em 1948, doou a área para a formação do patrimônio do Povoado. Em 1952, foi inaugurada a feira livre, atraindo feirantes de todas as localidades vizinhas. Ainda hoje, essa feira mantém a tradição de ser a maior da região.
Em 1955. por iniciativa de Andrelino José da Gama, foi construída uma capela, dedicada a Nossa Senhora das Mercês, Padroeira da Cidade. Até então, as cerimônias religiosas eram oficiadas em casas particulares.
O topônimo é em homenagem ao fundador do Povoado.
Gentílico: avelino-lopense

Formação Administrativa
Elevado à categoria de município e distrito com a denominação de Avelino Lopes, pela lei estadual nº 2006, de 10-11-1961, desmembrado de Curimatá. Sede no atual distrito de Avelino Lopes, ex-povoado. Constituído do distrito sede. Instalado em 1º-10-1961.
Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o município é constituído do distrito sede.
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2005.

Fonte: IBGE